14 de mar. de 2011

Conselhos para entrevistas de trabalho

Nervosismo?
Tremedeira?
Medo?

Calma!
Estas reações são naturais sim, mas é possível manter o controle e impressionar na primeira entrevista com alguns cuidados...

1. Não dê nada por garantido nem assuma nenhum pressuposto. Ouça atentamente o seu interlocutor. Se alguma das perguntas que lhe for feita exigir mais do que uma simples resposta, esteja à vontade e reflita durante alguns segundos, em vez de responder impensadamente.










2. Não monopolize a conversa nem tente evitar responder a perguntas. Existem diversas maneiras sutis de assumir o controle sem hostilizar o entrevistador, ou dar início a um guerra pelo poder.

3. Assuma uma atitude positiva relativamente a tudo e todos. Não uma atitude de falso otimismo, mas não se queixe do seu emprego ser chato, da forma injusta com o seu chefe o trata ou da forma como os seus colegas e colaboradores se comportam. Mesmo um comentário negativo feito por acaso, poderá colocar o seu entrevistador de sobreaviso e preocupá-lo. Nessa situação, até poderá sentir-se tentado a explorar mais essa situação e descobrir uma razão para retirá-lo da "corrida". Ou até a sua própria atitude poderá provocar essa situação.









4. Não copie na totalidade a linguagem corporal do seu entrevistador. Poderá ser notado e parecer que está o imitando ou a agir de forma estranha. No entanto, poderá tentar adotar a postura global e, consequentemente, ficar mais confortável psicologicamente.

5. Não deixe que seja o entrevistador a ter todo o trabalho. Apóie as suas respostas com fatos. Não dê respostas de sim e não ou de uma palavra só. Poderá começar assim, mas a seguir continue com uma resposta mais completa.

6. A não ser que o entrevistador faça, evite questões tabú como salários e benefícios, já que isso fará parecer que só está interessado no pagamento ao fim do mês e não no emprego em si. Além disso, é do seu melhor interesse esperar até ao último momento para discutir esses assuntos. Nessa altura, já terá informação suficiente para calcular aproximadamente quanto vale esse cargo e qual o valor que poderá acrescentar a empresa.














Toque extra: E pelo amor de Deus. Vá com roupas discretas, não exagere no perfume, cuidado com seu visual. Se você comeu algo antes, vale olhar no espelho... vai que você está com um belo pedaço de couve nos dentes!
Vale a pena conferir o visú antes e... BOA SORTE!!!! 


2 comentários:

Lulu on the sky disse...

Boas dicas Dea. Infelizmente nem todo mundo tem esses cuidados.
Big Beijos

Carol disse...

cuidado na aparencia é fundamental